Buscar
  • Colégio Little Kids

Como entreter as crianças na quarentena?

Atualizado: 31 de Jul de 2020


Com a pandemia de coronavírus que se espalhou pelo mundo, recomendação de quarentenas ou isolamento social e com colégio fechados, muitos pais estão diante de um desafio: como manter os filhos entretidos enquanto trabalham remotamente? Nada simples, não é mesmo? E as crianças, com a mesma energia de sempre, querem brincar e pedem por atenção e carinho dos pais.

Será possível encontrar uma nova rotina nesse momento delicado? Como incentivar as crianças a se ocuparem com brincadeiras e atividades positivas para seu desenvolvimento? Diante dessa nova realidade, não se preocupe, para ajudar a distrair os pequenos, e de quebra encaixar algum conteúdo educacional, elaboramos uma lista com algumas sugestões de atividades para crianças de todas as idades.

Aviso importante: não os deixe sozinhos! O ideal é acompanhar as crianças nestas atividades. Se você não puder fazer isso, pelo menos sente-se perto de onde elas estão para que possa ficar de olhos (e ouvidos) abertos de tempos em tempos para o que está acontecendo.



1 - Contação de Histórias. Qual criança não adora uma história bem contada? Vamos tornar esse momento prazeroso entonado a voz para cada personagem;

2 - Passeios virtuais. Se as crianças não podem ir ao zoológico, que tal levar o zoológico até elas? Vários zoológicos e museus estão com tour virtual apresentando tudo que há de mais interessante nesses locais. Uma forma de conhecer novos lugares sem sair de casa.

3 - Fotografia. Escolha um tema de fotografia a cada semana (como “vermelho”, “pássaros” ou “água”) e desafie as crianças a pensarem de forma criativa sobre como capturar o tema de diferentes maneiras.

4 – Estudo com brincadeira - as crianças que estão aprendendo a ler, escreva cada letra do alfabeto em um pedaço de papel e cole os papéis por toda a casa (por exemplo, a letra b sobre um bichinho de pelúcia). Peça para a criança encontrar todas as letras e colocá-las em ordem na porta da geladeira.

5 – Desenhando sombras - Brinquem de desenho de sombras, no qual as crianças traçam o contorno de uma silhueta. Use bonequinhos, bichinhos de pelúcia ou algo diferente que tenha uma forma interessante, como uma xícara de café.

6 - Fazendo arte - Tente fazer projetos de arte usando utensílios domésticos comuns, como um robô com caixas de cereal e tampas de diferentes tamanhos.

Apesar de ser um momento difícil para todos, a quarentena pode ser encarada como uma oportunidade de nutrir a criatividade das crianças sem recorrer sempre aos aparelhos eletrônicos. Portanto, recomenda-se manter a rotina da criança inalterada o máximo possível. Atividades como arrumar o quarto, ajudar na cozinha e cuidar do pet, por exemplo, podem e devem ser mantidas. Também é importante deixar que os filhos se entediem em alguns momentos, para que eles aprendam a lidar com pequenas frustrações. O importante é manter a calma e curtir esses momentos únicos em família.

18 visualizações0 comentário

2020 Colégio Little Kids. Orgulhosamente criado por...

whatsapp (1).png